domingo, 9 de junho de 2013

A quebra de barreiras nas aulas de Matemática

 Como estou começando agora a dar aulas, tenho pouca experiência, mas já notei que a grande maioria de nossos alunos tem “muita dificuldade em traduzir o que está escrito em português, que é nossa língua materna, para a linguagem matemática, ou muitas vezes não entende o que o problema esta pedindo por não ter lido sequer o enunciado do mesmo. Estou trabalhando como professor auxiliar de matemática desde o ano passado e percebo que a primeira coisa que devo fazer é com que o aluno quebre esta barreira de que ele não gosta de matemática. Então sempre nas primeiras aulas, trabalho de uma forma mais lúdica, utilizando jogos, do tipo dominó, ou mesmo a “Fazenda Rivede” onde eles utilizam as operações de soma, subtração, divisão e multiplicação. Deixo sempre disponíveis folhas com tabuadas bem próximas ou até na lousa, para que o aluno não desanime. Assim eles vão percebendo que a matemática não é impossível da maneira que pensavam, e o trabalho começa a fluir melhor. Utilizo também livros paradidáticos, pois geralmente as histórias são empolgantes e fazem com que o aluno prenda a sua atenção na história e abre muitos espaços para você trabalhar certos conteúdos. Peço geralmente para que eles leiam trechos da história e comentem o que compreenderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário