Como estou começando agora a
dar aulas, tenho pouca experiência, mas já notei que a grande maioria de nossos
alunos tem “muita dificuldade em traduzir o que está escrito em português, que
é nossa língua materna, para a linguagem matemática, ou muitas vezes não
entende o que o problema esta pedindo por não ter lido sequer o enunciado do
mesmo. Estou trabalhando como professor auxiliar de matemática desde o ano
passado e percebo que a primeira coisa que devo fazer é com que o aluno quebre
esta barreira de que ele não gosta de matemática. Então sempre nas primeiras
aulas, trabalho de uma forma mais lúdica, utilizando jogos, do tipo dominó, ou
mesmo a “Fazenda Rivede” onde eles utilizam as operações de soma, subtração,
divisão e multiplicação. Deixo sempre disponíveis folhas com tabuadas bem
próximas ou até na lousa, para que o aluno não desanime. Assim eles vão
percebendo que a matemática não é impossível da maneira que pensavam, e o
trabalho começa a fluir melhor. Utilizo também livros paradidáticos, pois
geralmente as histórias são empolgantes e fazem com que o aluno prenda a sua
atenção na história e abre muitos espaços para você trabalhar certos conteúdos.
Peço geralmente para que eles leiam trechos da história e comentem o que
compreenderam.
Olá! Somos professores da rede estadual de ensino de São Paulo e participamos de um grupo de estudo oferecido pela EFAP - Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, intitulado Melhor Gestão, Melhor Ensino e uma das tarefas deste curso é a construção de um blog, e aqui postaremos atividades referente ao mesmo, com planos de aula, desafios, indicações de leitura, atividades, enfim, é um trabalho muito rico , contamos com sua participação, poste seus comentários, participe conosco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário