Ler é preciso
No inicio da minha aprendizagem me recordo que morava na zona rural e quando iniciei minha aprendizagem não tive muito contato com os livros, pois minha escola não tinha nem biblioteca, tudo que pude aprender nesse percurso foi o que a professor me ensinava através de cada letra para que eu pudesse quando tiver contato com o livro fazer a leitura.
Então quando comecei a estudar na zona urbana, veio o ler para estudar, por simples prazer, por felicidade, para aprender uma receita, por curiosidade, por simplesmente ler. O escrever veio através da necessidade de se comunicar com meus avôs, pois meus pais uma vez que ambos eram analfabetos e não tinha celular. Depois se tornou um hábito.
No inicio da minha aprendizagem me recordo que morava na zona rural e quando iniciei minha aprendizagem não tive muito contato com os livros, pois minha escola não tinha nem biblioteca, tudo que pude aprender nesse percurso foi o que a professor me ensinava através de cada letra para que eu pudesse quando tiver contato com o livro fazer a leitura.
Então quando comecei a estudar na zona urbana, veio o ler para estudar, por simples prazer, por felicidade, para aprender uma receita, por curiosidade, por simplesmente ler. O escrever veio através da necessidade de se comunicar com meus avôs, pois meus pais uma vez que ambos eram analfabetos e não tinha celular. Depois se tornou um hábito.
Foi no decorrer dos anos ao adquirir mais experiências que percebi que a pratica da leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos e sim ter a capacidade de entender, compreender e interpretar aquilo que eu estava lendo. Percebi que meus olhos faziam a leitura de interação, me aguçava em buscar os sentidos das palavras, o que fazia da leitura algo satisfatório e prazeroso.
A partir dai pude refletir o meu relacionamento com cada texto pôde adquirir um conhecimento prévio e critico sobre o que eu lia nesse momento era despertado a emoção, expectativas, posicionamentos entre outros sentidos e sentimentos.
A partir dai pude refletir o meu relacionamento com cada texto pôde adquirir um conhecimento prévio e critico sobre o que eu lia nesse momento era despertado a emoção, expectativas, posicionamentos entre outros sentidos e sentimentos.
Oi Sonia!
ResponderExcluirAmei o escreveu: "Percebi que meus olhos faziam a leitura da interação, me aguçava em buscar os sentidos das palavras...".
Muito bom!
Abraço.