Olá Pessoal!!!
Como sempre trabalhei com EJA, em seguida me afastei das aulas por três anos. Retornando agora, vi que a Escola foi revolucionada quanto à modernização do ensino. Eu, diferentemente da maioria dos cursistas apresentados aqui, não tinha o hábito de leitura e escrita de variados textos (interdisciplinar) em minhas aulas; pois, não tive a motivação que os demais tiveram quando estudaram. Filha de pais analfabetos, onde só poderia contar com a escola; no entanto, mais uma vez, não tive a sorte de encontrar professores quando estudante, conforme citados aqui. Na época, encontrei professores bem tradicionalistas e rigorosos, tanto quanto meus pais. Acho que cheguei até aqui não por motivação, mas, muita cobrança.
Voltando a minha prática em sala de aula, realmente achava, até que fazia um trabalho interdisciplinar, através de projetos, onde cada professor trabalhava o mesmo tema, mas dentro da sua disciplina. Hoje, através dos relatos dos cursistas que já inseriram esta nova metodologia no seu trabalho, vejo que foi um equívoco; pois nunca trabalhei com livros de literatura ou textos que não estivessem totalmente ligados a matemática.
Mas, claro, utilizava diversos textos contendo informações que poderiam ser exploradas, tanto pelo conteúdo matemático, quanto pelas possibilidades de desenvolver a capacidade de interpretação dos alunos, procurei trabalhar de forma que os alunos percebessem a relação intrínseca da linguagem matemática com a linguagem dos textos matemáticos (AM – Ciclo I e EM – Ciclo II). Hoje, vejo que além de oferecer aos alunos atividades que valorizavam a prática da leitura, também seria possível criar um espaço para que eles produzissem textos. No início, muitos resistiram à idéia da leitura nas aulas onde supostamente deveriam exercitar a capacidade para realizar cálculos, mas acabaram compreendendo os propósitos dessa atividade.
Porém, hoje, diante da modernidade da matemática, acredito que isso é fundamental para que possamos oferecer aos alunos, novas possibilidades para a construção do conhecimento matemático. Por ser a matemática uma das ciências cujas análises são cada vez mais empregadas para tomada de decisões que influenciam diretamente a vida humana e por ser a escola o meio mais utilizado para difusão desse conhecimento, torná-lo acessível aos alunos que freqüentam as escolas deve ser, uma preocupação constante de todo verdadeiro educador comprometido em proporcionar uma educação de qualidade.
Abraço a todos e fiquem com DEUS!!!
Olá! Somos professores da rede estadual de ensino de São Paulo e participamos de um grupo de estudo oferecido pela EFAP - Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, intitulado Melhor Gestão, Melhor Ensino e uma das tarefas deste curso é a construção de um blog, e aqui postaremos atividades referente ao mesmo, com planos de aula, desafios, indicações de leitura, atividades, enfim, é um trabalho muito rico , contamos com sua participação, poste seus comentários, participe conosco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Vera!
ResponderExcluirGostei bastante do seu relato, pois você coloca aquilo que realmente aconteceu e sua mudança de atitude e pensamento, quer professor melhor, do que aquele que muda sua prática para o melhor aprendizado do aluno!?
Gosto disso e de pessoas assim como você, verdadeiras, sinceras comprometidas e extremamente competentes.
Abraços.
Oi Tati!
ResponderExcluirMais uma vez, OBRIGADA!!! Vindo de você o elogio é mais gratificante ainda...Rsrs... Sim, sempre fui muito verdadeira, sempre assumindo o que fiz e faço.
Que DEUS te proteja sempre!!!